29 de nov. de 2007

Mario Quintana

Meu Quintana, os teus cantares
Não são, Quintana, cantares:
São, Quintana, quintanares.

Quinta-essência de cantares...
Insólitos, singulares...
Cantares? Não! Quintanares!

Quer livres, quer regulares,
Abrem sempre os teus cantares
Como flor de quintanares.

São cantigas sem esgares.
Onde as lágrimas são mares

De amor, os teus quintanares.

São feitos esses cantares
De um tudo-nada: ao falares,
Luzem estrelas luares.

São para dizer em bares
Como em mansões seculares
Quintana, os teus quintanares.

Sim, em bares, onde os pares
Se beijam sem que repares
Que são casais exemplares.

E quer no pudor dos lares.
Quer no horror dos lupanares.
Cheiram sempre os teus cantares

Ao ar dos melhores ares,
Pois são simples, invulgares.
Quintana, os teus quintanares.

Por isso peço não pares,
Quintana, nos teus cantares...
Perdão! digo quintanares.

Manuel Bandeira e Augusto Meyer





Poeminha do Contra

Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!

(Prosa e Verso, 1978)


"Amigos não consultem os relógios quando um dia me for de vossas vidas... Porque o tempo é uma invenção da morte: não o conhece a vida - a verdadeira - em que basta um momento de poesia para nos dar a eternidade inteira".

E, brincando com a morte: "A morte é a libertação total: a morte é quando a gente pode, afinal, estar deitado de sapatos".


Fere de leve a frase... E esquece... Nada
Convém que se repita...
Só em linguagem amorosa agrada
A mesma coisa cem mil vezes dita.



RECORDO AINDA

Recordo ainda... e nada mais me importa...
Aqueles dias de uma luz tão mansa
Que deixavam, sempre, de lembrança,
Algum brinquedo novo à minha porta...

Mas veio um vento de Desesperança
Soprando cinzas pela noite morta!
E eu pendurei na galharia torta
Todos os meus brinquedos de criança...

Estrada afora após segui... Mas, aí,
Embora idade e senso eu aparente
Não vos iludais o velho que aqui vai:

Eu quero os meus brinquedos novamente!
Sou um pobre menino... Acreditai!
Que envelheceu, um dia, de repente!...


5 comentários:

Carlos Luz disse...

oi Izzy...
teu blog também não fica atrás em termos de informação... da mesma forma é uma referência para mim e sempre que posso visito este teu espaço...
bem... quintana é... dizer mais o que??? rs... ele consegue lavar a nossa alma!!!
obrigado pela postagem do meu poema em teu blog... pôxa... que honra...
o teu blog tá 10... como o Toni disse, acho que você tem um professor em casa!!! hahahaha...
beijão menina e vamos curtir as férias...rs

edla disse...

Oi nega linda. To aqui pra te desejar ótima férias, muita festa e amor com o Toni. Estamos na reta final e vamos nos renovar pra enfrentá-la né. TUDO DE MELHOR PRA VC E PRO TONI ,BJOS.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Menina vc é a que tem caso com o Toni não é!?, ahhaahahaha, fiquei sabendo que vocês corrigem as provas e ele sempre fala dos erros que encontra nos e nos blogs, aí vocês riem assim "hihihihihi", kkkkkkkkkkkkk, brincadeira.

Tô passando aqui pra retribuir o seu comentário. Valeu pela passadela no meu canto.

Agora estamos encerrando essa fase de novidades, até as ensinadas pelo Doutor Toni.

Que o novo ano nós consigamos nos evoluir mais e mais.

Que tenhas um natal repleto de emoção e renovação e um 2008 preenchido com tudo o que ficou faltando de bom(em 2007)e mais um pouco...

beijosss!