9 de nov. de 2007

Brasil Socioambiental


O "Almanaque Brasil Socioambiental 2008" com ensaios fotográficos, mapas, curiosidades e textos interpretativos sobre assuntos ambientais foi lançado essa semana simultaneamente em 6 capitais brasileiras, nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém e Manau, a obra foi editada pela jornalista Maura Campanili, com mais de 120 colaboradores, apresenta um panorama atualizado dos biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampa e Zona Costeira. A obra traz capítulos especiais sobre Diversidade Socioambiental, Florestas, Cidades, Água, Terras, Recursos Energéticos e Minerais e Modelos de Desenvolvimento.

O Almanaque foi idealizado, e é publicado desde 2005 pelo Instituto Socioambiental (ISA). Além da colaboração de jornalistas, a obra traz nos seus 11 capítulos as considerações de ativisitas e especialistas em diversos segmentos. Foram impressos 25 mil exemplares, 10 mil destinados para escolas públicas, bibliotecas, entidades e orgãos públicos de todo o país.

São abordadas questões como aquecimento global, devastação de florestas e os efeitos do homem no território brasileiro, mostra ainda, o trabalho desenvolvido através de campanhas em prol das causas ambientais. Numa linguagem simples, mas com conteúdo consistente, o Almanaque dá oportunidade ao leitor de conhecer e aprofundar o contato com essas questões, para que possam interagir e se integrar a ações para preservação dos biomas e melhorar a qualidade de vida.

Almanaque Brasil Socioambiental
Editora do Instituto Socioambiental
Preço: R$ 38,00
554 páginas

4 comentários:

Ricardo Soares disse...

já que as perguntas foram públicas as respostas também o serão ...no meu e no seu blog... grato pela deferência, bj, ricardo

Entrevista Izzy ...


- Na última década a mídia impressa vem utilizando cada vez mais os recursos digitais. Como os blogs por exemplo, tu acreditas que essa seja uma forma de renovação? de aproximação com público?

R- Acredito sim que seja uma forma de renovação e aproximação com o público e acho que estamos no meio de uma grande revolução na comunicação e , como sempre acontece quando estamos no meio de uma revolução, não a percebemos de imediato. Será preciso um certo distanciamento histórico até percebermos que na primeira década desse século 21 os recursos digitais provocaram uma mudança radical entre o emissor e o emissário da notícia.

- As transformações causadas pelo aumento do uso da Internet contribuem para a participação do público do jornalismo do século XXI? O que muda para os profissionais de comunicação?

R-Esse é um dos grandes dados. A participação do público no jornalismo do século xxi . agora ficou mais fácil aos profissionais de comunicação saberem o que pensa o seu público leitor seja através dos comentários dos blogs seja através de pesquisas on line. Todo dia você percebe claramente que assuntos dão “ibope “ e que assuntos não dão .



- Fala da tua relação com a internet, com os blogs:

R- Minha relação com os blogs é bem recente. Não tem três meses e está sendo muito gratificante, surpreendente até. Eu me dou conta que devia ter entrado nessa há mais tempo. Se bem que desde abril de 2007 já havia montado um outro blog, mais tosquinho e radical que visava unicamente, através de um alter-ego , cobrar uma dívida de Ciro Gomes, deputado caloteiro que me deve 50 mil reais desde o ano 2000 por serviços que prestei para a campanha de sua ex-mulher , patrícia Gomes. Como ali o resultado havia sido bom demais eu resolvi não queimar boas velas com mau defunto e inaugurei meu próprio blog, com vários temas em fins de agosto desse ano de 2007. ou seja, Ciro Gomes, serviu pelo menos para que eu descobrisse como é bom o mundo dos blogs. E justamente porque ainda é uma grande novidade pra mim eu me deslumbro com a qualidade de alguns blogs que estão por aí embora, paradoxalmente, a grande maioria dos blogs seja bem fraquinha e desprovida de conteúdo. Navegar entre blogs e seus inúmeros links tem sido uma descoberta e tanto e isso me fez ficar mais tempo dentro da Internet do que antes.

Dá pra se dizer que o blog tornou-se um dos meios de comunicação mais democrático, até hoje. Como os demais veículos devem se posicionar em relação a esta nova realidade?

r- Os veículos devem se posicionar com realismo e se adequar com respeito às novas realidades e não aprovando campanhas preconceituosas contra blogueiros como fez o estadão recentemente argumentando que os blogs carecem de credibilidade. Como se os jornalões , apesar da tradição, tivessem credibiilidade o tempo todo. Eu, sinceramente, as vezes acho que tem mais credibilidade alguns blogs do que alguns jornais. E quanto à acusação de que os blogs são parciais , é isso mesmo. Daí o seu encanto . primeiro porque não acredito em imparcialidade em jornalismo de nenhuma espécie, isso é uma falácia criada por teóricos. E , segundo, porque é justamente na diversidade de opiniões dos blogs que reside o seu maior encanto.

quais as perspectivas do webjornalismo com a utilização dos blogs?

r- INFINITAS PERSPECTIVAS. A COMEÇAR PORQUE SUBVERTE UMA PREMISSA LANÇADA HÁ DÉCADAS POR ASSIS CHATEAUBRIAND QUE DIZIA QUE SE JORNALISTA QUERIA TER OPINIÃO QUE COMPRASSE UM JORNAL SÓ PARA SI. OS BLOGS PÕE ABAIXO ISSO. CADA JORNALISTA PODE TER SEU PRÓPRIO JORNAL , TER SUA OPINIÃO BEM DELINEADA. EVIDENTEMENTE SE O SEU BLOG É INDEPENDENTE E NÃO ESTÁ AGREGADO A PORTAIS. AÍ O JORNALISTA TEM QUE SE CONTER E SE ADEQUAR ÀS LIMITAÇÕES DE ESTAR TRABALHANDO PARA UMA GRANDE EMPRESA EMBORA EVIDENTEMENTE GANHE PARA ISSO. OU SEJA , É A SUA NÃO OPINIÃO QUE TEM PREÇO. EU PARTICULARMENTE NÃO CURTO MUITO BLOGS SÓ DE NOTINHAS POLITICAS OU SE COMPORTAMENTO . ISSO TIRA A ALMA DO BLOG QUE É TER TEMPERO, TER PIMENTA. O SEGREDO DO BLOG BOM É ELE TER A CARA DO SEU AUTOR. DIANTE DISSO ACREDITO QUE O WEBJORNALISMO AINDA PROCURA OS MELHORES CAMINHOS PARA CONVIVER COM O IMPASSE DE TER OU NÃO OPINIÃO.

- Quais fatores podem ser atribuidos ao sucesso dos blogs? principalmente aos dedicação ao jornalismo?

SEREM CURTOS E GROSSOS NO SENTIDO DA INFORMAÇÃO RAPIDA E LIGEIRA. E SAIREM NA FRENTE DAS OUTRAS . A GRANDE MAIORIA DO PÚBLICO LEITOR NÃO ESTÁ INTERESSADO EM GRANDES TESES NOS BLOGS OU EM TEXTOS ENORMES O QUE REFORÇA MINHA IMPRESSÃO DE QUE A MELHOR MÍDIA PARA A LITERATURA NÃO É A Internet E NEM OS blogs A NÃO SER QUE VOCÊ VÁ IMPRIMIR SEU TEXTO.

- Quais blogs de webjornalismo você indica?

Por incrível que pareça não indico nenhum justamente pelo que disse na outra resposta. Embora alguns sejam muito eficientes por terem informações rápidas , ligeiras e até exclusivas, eles carecem de humor , criatividade e tempero. O do ricardo noblat por exemplo, em que pese ser um pioneiro que enxergou bem antes as possibilidades de um blog, não inova no conteúdo. O que ele escreve ali poderia estar sendo escrito em qualquer grande jornalão. Falta tempero. Diria que é um arroz –feijão bem feitinho mas sem tempero. No geral acho que os jornalistas ainda não descobriram as múltiplas possibilidades de um blog , a interação entre texto e imagem, a interação do seu blog com seus links , a interação de sua opinião com a opinião do seu leitor comentarista que na maioria das vezes é um blogueiro. O jornalista de blog ainda faz blogagem olhando pra o próprio umbigo e para suas fontes. Por isso o que de melhor vejo nos blogs são justamente os não Jornalistas que tem ousado mais, criado mais e se comportado mais como incendiários e não como bombeiros.

toniandre disse...

Não esqueça teu compromisso com o cyberespaço ... tem internauta esperando tuas atualizações !

maryjane disse...

humm
até q nao tá caro o livro heeh

bjoes izzy!
;*

Daisy Kazienko disse...

Meme pra você, participe:

http://tangamandapiocity.blogspot.com/2007/11/meme.html