20 de dez. de 2007

Resultados da Conferência do Clima

O encontro realizado em Bali terminou com um resultado positivo, ou pelo menos uma definição para os próximos dois anos.
Foi estabelecido um Road Map ou mapa do caminho até 2009, com metas de emissão. Bali viveu dias tensos, mas a conferência terminou de forma inusitada, abrindo precedentes no que se refere a negociações internacionais.
Os presidentes da ONU, Ban Ki Moon e o da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono tiveram participação decisiva, ambos fizeram apelos para que os Estados Unidos aceitassem o que os outros países já haviam aceito.
Diante das intransigências dos Estados Unidos, o secretário geral da ONU, Yve de Boer chorou visivelmente preocupado com um iminente fracasso. Quem pontuou com franqueza os acontecimentos, foi o representante de Papua Nova Guiné, Kevin Conrad, apladido quando disse referindo-se aos Estados Unidos "Ou entram no consenso ou devem sair do caminho".
Paula Dobriansky, representante dos Estados Unidos na negociação provocou uma catarse nos presentes, quando por fim confirmou a concordância de seu país com Road Map.
O encontro em Bali resultou na inclusão de incentivos positivos e conservação dos estoques de carbono das florestas, possibilitando aos países em desenvolvimento contribuir de maneira mais significante para a redução das emissões dos gases de efeito estufa a partir da redução do desmatamento. O mapa do caminho, de Bali expressa que nos próximos dois anos serão discutidas novas metas e novos mecanismos para reduzir as emissões.

mais...


2 comentários:

Carlos Luz disse...

Olá Izzy... como vão indo as férias???
só passei pra te daixar um forte abraço... desejo que seu natal em paz e que esteja cercada de pessoas que te amam e vice-versa...
aproveito pra te desejar um 2008 repleto de realizões... principalmente a realização de nos formamos...
abração!!!

toniandre disse...

Muito bem! Essa preocupação com a ecologia é muito importante!!