24 de set. de 2007


Mais de 18 emissoras de tv aberta, 26 de rádio e 50 anos de história. A RBS TV é uma referência nacional de empresa multimídia, participa da vida de mais 10 milhões de gaúchos e catarinenses. Para comemorar meio século de história organizou a exposição NO AR 50 anos de vida. São 5 décadas contadas através de milhares de fotos, páginas de jornais, centenas de horas com imagens e vidéos históricos.

A direção artística é assinada por Marcello Dantas, do Museu de Língua Portuguesa de São Paulo. São 4,3 mil metros quadrados ocupados pela exposição, que começou a ser projetada em agosto de 2006, um trabalho minuscioso de regaste de materiais, são mais de 70 pessoas trabalhando na produção e execução da Mostra.

A exposição é quase toda interativa, dando aos visitantes a oportunidade de escolher para qual década viajar, através de jornais, rádio e tv. Tem também um caleidoscópio com espelhos e televisores sintonizados nos mais variados programas de tv. Um jogo onde objetivo é identificar de qual parte do estado gaúcho são as figuras que aparecem na imensa tela.

A exposição tem uma sala dedicada ao silêncio, e outras tantas, como a da cronologia, onde pode-se ver os principais eventos de comunicação dos últimos 50 anos. A cada meia hora os visitantes são convidados a assistir um vídeo projetado na parede da Usina do Gasômetro por 16 projetores de última geração, o vídeo com aproximadamente 15 minutos traz uma síntese com todos os tipos de imagens desses 50 anos, que vai desde a guerra do Vietnã, clássicos de Inter e Grêmio, Pavarotti até o ilário vídeo do apresentador Lasier Martins levando um choque.

NO AR teve início no dia 31 de agosto e vai até 18 de novembro, das 9h às 21h, a entrada é gratuita.

2 comentários:

toniandre disse...

Muito bom o texto! Poderia ser maior, se pensarmos no tamanho do evento !

Carlos Luz disse...

Muito legal a matéria... usa todos os recursos do link, inclusive o do vídeo, aliás um video q tem q entrar mesmo pros anais do jornalismo...
e então, será q vms afinal ver esta mostra???
abração...
ah, teu blog tá muito bom...