27 de set. de 2007

PAUTA: Dia da Consciência Negra

Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado há 311 anos, em 20 de novembro de 1695. Vamos falar com um professor de história para explicar a importância do líder Zumbi para o povo negro. O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, por cerca de 40 escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Em pouco tempo, a organização dos fundadores fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade. Os negros que escapavam da lida e dos ferros não pensavam duas vezes: o destino era o tal quilombo cheio de palmeiras. Podemos ir até uma livraria ou biblioteca para pegar livros com ilustrações sobre o tema. Alguns anos após a sua fundação o Quilombo dos Palmares foi invadido por uma expedição bandeirante. Muitos habitantes, inclusive crianças, foram degolados. Um recém-nascido foi levado pelos invasores e entregue como presente a Antônio Melo, um padre da vila de Recife. O menino, batizado pelo padre com o nome de Francisco, foi criado e educado pelo religioso, que lhe ensinou a ler e escrever, além de lhe dar noções de latim, e o iniciar no estudo da Bíblia. Aos 12 anos o menino era coroinha. Entretanto, a população local não aprovava a atitude do pároco, que criava o negrinho como filho, e não como servo. Apesar do carinho que sentia pelo seu pai adotivo, Francisco não se conformava em ser tratado de forma diferente por causa de sua cor. E sofria muito vendo seus irmãos de raça sendo humilhados e mortos nos engenhos e praças públicas. Por isso, quando completou 15 anos, o franzino Francisco fugiu e foi em busca do seu lugar de origem, o Quilombo dos Palmares. Após caminhar cerca de 132 quilômetros, o garoto chegou à Serra da Barriga. Como era de costume nos quilombos, recebeu uma família e um novo nome. Agora, Francisco era Zumbi. Com os conhecimentos repassados pelo padre, Zumbi logo superou seus irmãos em inteligência e coragem. Aos 17 anos tornou-se general de armas do quilombo, uma espécie de ministro de guerra nos dias de hoje. Com a queda do rei Ganga Zumba, morto após acreditar num pacto de paz com os senhores de engenho, Zumbi assumiu o posto de rei e levou a luta pela liberdade até o final de seus dias. Com o extermínio do Quilombo dos Palmares pela expedição comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1694, Zumbi fugiu junto a outros sobreviventes do massacre para a Serra de Dois Irmãos, então terra de Pernambuco. Contudo, em 20 de novembro de 1695 Zumbi foi traído por um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que trocou sua liberdade pela revelação do esconderijo. Zumbi foi então torturado e capturado. Jorge Velho matou o rei Zumbi e o decapitou, levando sua cabeça até a praça do Carmo, na cidade de Recife, onde ficou exposta por anos seguidos até sua completa decomposição. “Deus da Guerra”, “Fantasma Imortal” ou “Morto Vivo”. Seja qual for a tradução correta do nome Zumbi, o seu significado para a história do Brasil e para o movimento negro é praticamente unânime: Zumbi dos Palmares é o maior ícone da resistência negra ao escravismo e de sua luta por liberdade. Os anos foram passando, mas o sonho de Zumbi permanece e sua história é contada com orgulho pelos habitantes da região onde o negro-rei pregou a liberdade. Podemos mostrar imagens do filme Quilombo.
Ações:
A data é a oportunidade de discutir a questão racial, esta data é um ponto de convergência para manifestações e reflexões sobre suas formas de luta e atuação por uma sociedade que saiba respeitar, contemplar e congregar as diferenças. Podemos tomar como exemplo iniciativas como a adoção - em meio a muitas discussões ainda em vigência - das Ações Afirmativas - cotas paras minorias que já estão em vigor em universidades e são aplicadas em concursos públicos. Podemos fazer um levantamento de quantos negros estão freqüentando universidades no Paraná e no Brasil. Outro ponto é a obrigatoriedade do ensino da história africana e afrobrasileira nas escolas de ensino fundamental e médio baseado na lei 10.639. Podemos conversar com o sociólogo Afonso para saber se medidas como essa contribuem para amenizar a questão racial no Brasil.
Podemos mostrar como a constituição brasileira trata esse tema, qual a situação da população de jovens negros em Foz e que tipo de problemas enfrentam.
Posição dos negros no mercado de trabalho...
Enquete:
Como você avalia as políticas de igualdade racial do governo?
Conquistas:
Produtos específicos;
Leitura direcionada;
Cultura Negra:
A capoeira;
Black Power;
Samba;
Hip hop; na casa do teatro tem um projeto com crianças carentes que aprendem a fazer hip hop.
Vale ainda realizar uma visita a uma comunidade Quilombola (São Miguel do Iguaçu)
Pesquisar a legislação recente para comunidades quilombolas e descendentes de africanos.
Candomblé ou Umbanda; ir até um centro para mostrar a herança religiosa do povo africano.




Um comentário:

toniandre disse...

Legal! Vai ser importante fazer essa matéria!!